Quem Somos

Abong e Iser Assessoria – Grupo de Referência

A Abong e o Iser Assessoria desenvolvem, desde 2015, o Projeto Novos Paradigmas, que tem como objetivo mapear práticas desenvolvidas pelos movimentos e organizações sociais brasileiras que contribuam para uma outra concepção de sociedade, o chamado “outro mundo possível”, e que, a partir de suas práticas, se disponham a refletir sobre caminhos e alternativas para uma transição pós-capitalista.Resultado destes mais de cinco anos de projeto, estão: a construção de um banco de práticas alternativas com o mapeamento de mais de 100 práticas de diversos segmentos sociais brasileiros e latino-americanos; a realização de quatro seminários nacionais e dois seminários internacionais; a divulgação de textos, matérias jornalísticas, entrevistas, dados e informações sobre essas ações por meio de newsletters e da publicação nos sites das nossas organizações; e a publicação de diversos livros e cartilhas com o intuito de promoção e sistematização das reflexões realizadas no âmbito do Projeto. Todas essas ações, atividades e produtos estão disponíveis no site www.novosparadigmas.org.br. Todo este processo sempre foi acompanhado por um Grupo de Referência, que reúne intelectuais, lideranças dos mais variados movimentos e organizações sociais, cientistas e profissionais diversos.

Ibase – Grupo de Reflexão Estratégica

O Ibase, ao longo de sua história e com o apoio de diversas organizações, sempre investiu em iniciativas de diálogo e reflexão estratégica. Temas como “novos paradigmas” fazem parte da agenda fundamental na busca de alternativas à globalização capitalista neoliberal e à desenfreada financeirização que dominam e destroem a integridade do planeta. Desde 2008, vem promovendo momentos de produção de conhecimento, debates e trocas de experiências com a realização de seminários internacionais e a produção de diversas publicações. Em 2017, foram dados os primeiros passos para a iniciativa definida como Grupo de Reflexão Estratégica (GRE) sobre a questão de novos paradigmas. Tratava-se de organizar um processo de diálogo articulado com parceiras e parceiros com disposição para praticar a liberdade de pensar e propor, com visão ampla, os possíveis horizontes de democracia no futuro, bem como caminhos coletivos de cidadania para se chegar lá.

Plataforma de Debates GRE

Em 2020, estes dois processos se juntaram como Grupo de Reflexão Estratégica, numa perspectiva de somarmos esforços otimizando recursos e, principalmente, o tempo das pessoas envolvidas que, em muitos casos eram as mesmas. Com o intuito de facilitar os debates e as construções coletivas, foi criada esta plataforma virtual onde se torna possível a partilha de textos, experiências, estudos, dados e reflexões relevantes para o debate dos novos paradigmas e da transição pós-capitalista, ao mesmo tempo em que disponibilizamos espaços para discussões, trocas de conteúdo, reuniões virtuais e planejamento de ações entre os/as participantes.
Assim, para que a plataforma ganhe sentido, convidamos a todas e todos a se apropriarem deste espaço virtual com a participação nos debates, envio de experiências, textos, partilha de ideias e demais sugestões. Vamos, juntas e juntos, estabelecer redes pela construção de uma práxis transformadora que supere o capitalismo, numa perspectiva estratégica democrática social e ecológica.

 

 

FAÇA PARTE DO GRE

Crie foruns, compartilhe e debata ideias com as melhores pessoas